top of page

AGRUPAMENTO DOS ESCUTEIROS DE SANTO AFONSO 
 

Este é o único grupo escutista de lingua portuguesa no Luxemburgo. Junta-te a nós!

ENTRE EM CONTACTO COM EQUIPA

 

LGS Scouts Saint Alphonse AESA


Chefe de Grupo - Bruno Martins
Secretário - Eugénio Marques
Tesoureira - Milene Marques

Site: https://saintalphonse.lgs.lu/
Facebook: https://www.facebook.com/AESAscouts/
Instagram: https://www.instagram.com/aesascouts/

Email: info@saintalphonse.lgs.lu



 

APRESENTAÇÃO e um pouco de História
 

Oficialmente fundado a 4 de Fevereiro de 1982, pelo Padre Belmiro Narino juntamente com o Chefe Joaquim Pinto de Sousa, somos o primeiro agrupamento português a ser criado fora de Portugal e o único lusófono que perdura até hoje no Grão-Ducado do Luxemburgo.
Somos um grupo filiado ao Lëtzebuerger Guiden a Scouten (LGS), a associação de guias e escuteiros católicos no Luxemburgo, que é membro fundador da Organização Mundial do Movimento Escutista (em inglês, WOSM) e da Associação Mundial de Guias e Bandeirantes (em inglês, WAGGGS). O nome, Santo Afonso (Saint Alphonse), vem do facto de o Agrupamento ter sido sediado inicialmente nas instalações da Igreja de Santo Afonso (Saint Alphonse).

 

O AESA é uma associação sem fins lucrativos, que procura contribuir para a educação dos jovens baseando-se num sistema de valores a fim de os ajudar a construir um mundo melhor e no qual desempenham um papel activo e construtivo na sociedade, sentindo-se assim realizados quer individualmente quer no trabalho em equipa. É com base no voluntariado dos seus membros e no método escutista criado por Robert Baden-Powell – para sempre o grande Chefe Mundial – que trabalhamos todo os dias com o objectivo de que os nossos jovens de tornem pessoas autónomas, atentas, responsáveis e comprometidas.

 

Por forma a esclarecer devidamente a comunidade portuguesa aqui no Luxemburgo e evitar quaisquer equívocos do ponto de vista institucional, importa referir que o AESA não possui qualquer ligação (de ordem administrativa ou outra) com o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE). No entanto, quer pela própria metodologia escutista que seguimos e, em grande parte, por razões históricas, uma vez que foi por iniciativa de antigos Dirigentes do CNE (que imigraram para o Luxemburgo) que o AESA nasceu, o nosso Agrupamento afirma-se como um movimento da Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo.

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

O LGS está organizado em 5 secções pedagógicas, associadas a várias faixas etárias, com nomenclaturas próprias. Dentro de cada secção os jovens estão organizados em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica.


Pelos motivos históricos acima referidos, e apesar de pertencermos ao LGS, o AESA segue o modelo, organização e nomenclatura do CNE.
Actualmente, o AESA tem 4 secções em funcionamento:

Wëllefcher (Alcateia « Rainha Santa Isabel »)

  • Nesta secção, os elementos (entre os 7 e 10 anos) são denominados Lobitos e estão organizados em Bandos de 5 a 7 elementos. Cada Alcateia pode ter de 2 a 5 Bandos.

  • Cada Bando designa-se e distingue-se por uma cor que figura no distintivo de cada Lobito e na bandeirola do Bando: Branco, Cinzento, Preto, Castanho e Ruivo.

  • Na Alcateia do AESA, os Bandos que se encontram em funcionamento são o Bando Branco e o Bando Preto.

  • O local dos Lobitos é designado Covil.

  • O Patrono da Alcateia  do AESA, escolhido pelos elementos, é a Rainha Santa Isabel.

Avex (Expedição “Rei David”)

  • Nesta secção, os elementos (entre os 11 e 14 anos) são denominados Exploradores e estão organizados em Patrulhas de 4 a 8 elementos. Cada Expedição pode ter de 2 a 5 Patrulhas.

  • Cada Patrulha designa-se e distingue-se pelo nome de um animal, o totem, cuja silhueta e respectivas cores figuram na bandeirola da Patrulha assim como no distintivo da camisa do Explorador.

  • Na Expedição do AESA temos a Patrulha Doninha e a Patrulha Leão.

  • O local da reunião dos Exploradores é designado Base.

  • O Patrono de todos os Exploradores (segundo a metodologia do CNE) é São Tiago. O Patrono da Expedição do AESA, escolhido pelos elementos, é o Rei David.

CaraPio (Comunidade « São João de Brito »)

  • Nesta secção, os elementos (entre os 14 e 18 anos) são denominados Pioneiros e estão organizados em Equipas de 4 a 8 elementos. Cada Comunidade pode ter de 2 a 5 Equipas.

  • Cada Equipa designa-se e distingue-se por um Santo da Igreja, um Benemérito da Humanidade ou um Herói Nacional, cuja vida devem conhecer e tomar como modelo de acção. A silhueta dessa figura ou um símbolo com ela relacionada deverá estar representado na bandeirola da Equipa assim como no distintivo da camisa do Pioneiro.

  • Na Comunidade do AESA temos a Equipa Gandhi e a Equipa Neil Armstrong.

  • O local da reunião dos Pioneiros é designado Abrigo.

  • O Patrono da Comunidade do AESA, escolhido pelos elementos, é o São João de Brito.

RaRo (Clã “São João de Deus”)

  • Nesta secção, os elementos (entre os 19 e 22 anos) são denominados Caminheiros e estão organizados em Tribos de 5 a 8 elementos. Cada Clã pode ter de 2 a 5 Tribos.

  • Cada Tribo designa-se e distingue-se por um Santo da Igreja, um Benemérito da Humanidade ou um Herói Nacional, cuja vida devem conhecer e tomar como modelo de acção. A silhueta dessa figura ou um símbolo com ela relacionada deverá estar representado na bandeirola da Equipa assim como no distintivo da camisa do Pioneiro.

  • No Clã do AESA temos a Tribo João Paulo II e a Tribo Viriato.

  • O local da reunião dos Caminheiros é designado Albergue.

  • O Patrono de todos os Caminheiros (segundo a metodologia do CNE) é São Paulo. O Patrono do Clã do AESA, escolhido pelos elementos, é São João de Deus.

As actividades escutistas baseiam-se no desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que valoriza a honra, baseado na Promessa e na Lei do Escuteiro.

Através da prática do trabalho em equipa e da vida ao ar livre, possibilita-se que o jovem assuma o seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

bottom of page