top of page

SOLIDÁRIOS.COM

da Santa Casa combatem a indiferença

O grupo voluntário 'SOLIDÁRIOS.COM', formado pela Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo, vai visitar doentes e idosos, distribuir mais alimentos a mais famílias carenciadas e debater as questões reais das mães e dos filhos no contexto das famílias actuais. Vai combater a indiferença.

Novos voluntários criam projecto solidário

ENTRE EM CONTACTO COM EQUIPA

 
Solidários.com

 

182, Rue de Hamm

L-1713 Luxembourg

 

solidarios.com@gmail.com

 

Tel: (+352) 27 84 84 52

Conhece um idoso ou doente que gostaria de receber visitas em casa ou no hospital? Sabe de uma família que precisa de ajuda alimentar urgente? Conhece alguém a precisar de uma cadeira de rodas, de roupas ou de mobiliário? É mãe e tem uma questão sobre os seus filhos que gostaria de debater? Se respondeu "sim" a pelo menos uma destas perguntas deve pegar já no telefone, enviar um e-mail, ou dirigir-se pessoalmente a um membro do grupo SOLIDÁRIOS.COM (ver contactos, em baixo).

 

O grupo voluntário SOLIDÁRIOS.COM foi recém-criado no âmbito da Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo (SCMLu) e está a ser desenvolvido e coordenado pelo Padre Sérgio Mendes, responsável da Missão Católica Portuguesa no centro do Luxemburgo. Tem como objectivo prioritário trabalhar para ajudar pessoas nos domínios das visitas a idosos e doentes, no acompanhamento de famílias enlutadas, mas também na melhoria da recolha de donativos alimentares e na redistribuição temporária desses alimentos de primeira necessidade a pessoas e famílias carenciadas.

 

SOLIDÁRIOS.COM afirma-se como uma força de combate à indiferença, proveniente da sociedade civil e de raiz cristã, que está a "descobrir pessoas", segundo o Pe. Sérgio Mendes, para construir novas pontes que liguem a margem dos que querem ajudar à margem dos necessitados. SOLIDÁRIOS.COM é também um movimento humano formado para "consciencializar as pessoas da necessidade de cuidado com o outro." E ainda segundo o Pe. Sérgio Mendes, para "consciencializar sobre a importância de construir um mundo mais justo e mais fraterno."

 

Olhar em profundidade os temas da família, este ano recolocados no centro da actualidade por meio do Sínodo promovido pelo Papa Francisco, é outra componente importante do trabalho e da reflexão do SOLIDÁRIOS.COM que criou para o efeito o 'Grupo das Mães' da Santa Casa da Misericórdia. Um grupo informal de mães portuguesas que vivem e trabalham no Luxemburgo e que debatem, uma vez por mês nas instalações da SCMLu, as questões reais e decisivas dos filhos no contexto das famílias e de uma sociedade com hedonismo e o individualismo crescentes.

"Despertar a consciência crítico-social, cultivar a fraternidade e a dignidade humanas e promover a acção solidária junto das comunidades carentes mais próximas" são outras prioridades do SOLIDÁRIOS.COM. "Descobrir o valor das acções solidárias voluntárias para que todos possamos perceber que não há recompensa maior do que compartilhar a alegria, mesmo que apenas por alguns instantes, com aquelas pessoas que se sentem abandonadas e carenciadas nos mais diversos aspectos", acrescenta o Pe. Sérgio Mendes.

 

"Há que reconhecer que a gratuitidade e o voluntariado são uma nova força capaz de humanizar o mundo", refere o Pe. Sérgio Mendes a propósito deste projecto que considera "multifacetado e complementar." Mas também de futuro. O novo grupo voluntário SOLIDÁRIOS.COM quer alargar a intervenção num futuro próximo a projectos na área cultural, capazes de dinamizar o gosto pelo conhecimento e pela informação entre os luso-luxemburgueses e os Portugueses de todas as idades residentes no Luxemburgo.

Entregas mensais de alimentos a famílias carenciadas (Na Santa Casa, em Hamm)

A vontade expressa por muitos Portugueses e luso-descendentes residentes no Luxemburgo de fazerem doações solidárias inspirou a Santa Casa da Misericórdia e o criado grupo SOLIDÁRIOS.COM no lançamento de uma nova iniciativa de recolhas e entregas mensais de alimentos e bens de primeira necessidade a pessoas e famílias temporariamente carenciadas.

 

O novo projecto, denominado Cesto Solidário, arranca em Junho nas instalações da Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo, em Hamm. E acresce à já programada recolha de alimentos da Páscoa, que decorrerá este ano no próximo dia 12 de Abril nas igrejas do Sacré-Coeur, Bonnevoie e Sandweiler. Mas também à recolha do Natal, na Missa do Galo no Luxemburgo.

 

As recolhas de alimentos irão decorrer sempre no primeiro sábado de cada mês (de manhã, entre as 9h00 e as 12h00), enquanto as entregas dos cestos às famílias carenciadas decorrerão sempre no último sábado de cada mês (de tarde, entre as 15h00 e as 18h00). A iniciativa Cesto Solidário será concretizada pelo grupo de voluntários SOLIDÁRIOS.COM na SCMLu, com excepção apenas do mês de Agosto. E visa ajudar temporariamente pessoas e famílias carenciadas, promovendo o seu regresso tão rápido quanto possível a uma situação de não-necessidade.

 

Os interessados em doar alimentos poderão fazê-lo directamente nas instalações da Santa Casa em Hamm, nos dias indicados. Enquanto as pessoas e famílias carenciadas que pretendam receber o Cesto Solidário devem contactar o SOLIDÁRIOS.COM (ver contactos em cima).

 

Esta nova aposta na regularidade mensal deverá permitir, segundo os organizadores, a recolha de maiores quantidades de alimentos não perecíveis e bens de primeira necessidade (como massa, azeite, papas, leite, arroz, atum, salsichas, bolachas, cereais, gão, feijão, fraldas, papel higiénico e outros produtos enlatados ou não, etc.). E obrigará a pôr em prática uma organização rigorosa, que garanta credibilidade e eficiência na recolha e redistribuição de bens alimentares. O Cesto Solidário pretende aplicar procedimentos eficazes com base em critérios semelhantes aos dos bancos alimentares conhecidos.

 

A primeira recolha do Cesto Solidário foi no 1º Sábado de Junho do ano 2015 (dia 06/06/2015) e a primeira entrega do Cesto Solidário realizou-se no último sábado de Junho do mesmo ano (dia 27/06/2015).

 

 

Recolhas : (Tipo de alimentos recomendados: não perecíveis e de primeira necessidade, como leite e fraldas, etc)

  • todos os primeiros sábados do mês (9h às 12h), excepto Julho e Agosto;

  • todos os primeiros domingos do mês (antes ou depois da missa), excepto Julho e Agosto;

 

Entregas : (na Santa Casa, em Hamm)

  • todos os últimos sábados do mês (15h às 18h), excepto Julho e Agosto;

 

 

 

bottom of page